MAMYS EXPLICA

MACRAMÊ

O que é MACRAMÊ?

Origem do nome

Não se sabe com certeza de onde veio o nome macrame, a opinião da maioria é que deriva da palavra árabe migramah; isso parece razoável tendo em vista o longo uso da palavra na tecelagem árabe. Migrama, literalmente significa ‘proteção’, passou a significar o xale ou a cobertura de cabeça que é comum aos árabes. A derivação é reforçada pelo fato de que na língua turca, que é aliada ao árabe, existe a palavra mskrama que se refere a toalha ou lenço com franjas, ‘franja’ sendo a conexão principal.

macramê (do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”) é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. É mais do que provável que tenha surgido com a evolução natural dos nós básicos para um trabalho mais elaborado, por ser uma técnica, muito boa e utilizada para diversas atividades.

(ref. Wikipedia)

Macramê Moderno

Decoração e acessórios

Hoje o macrame mudou muito, não são apenas para aplicações de toalhas que vimos em nossa infância. Essa técnica modernizou e agora são feitas peças por exemplo de:

> decorações interiores e exteriores como: cortinas, almofadas, caminhos de mesa, lustres, cadeiras, tapetes.

> moda como: bolsas, roupas, colares e brincos.

A infinidade de composições dos nós do macrame possibilitam diversos padrões ou estampas, que juntamente com a criatividade do artesão transformam os nós belíssimas peças únicas.

Aqui na Mamys Faz Arte adaptou essa linda técnica para produzir peças exclusivas para decoração infantil.

Quer aprender a fazer as flâmulas com desenhos também?

Vou te ensinar a fazer lindas flâmulas em macrame criando seus próprios desenhos!

Conto tudo como faz no meu curso que é 100% online!

Clique em “Saiba mais” para informações detalhadas.